Fondue – Comida dos Deuses

A Fondue (fundido ou derretido) foi criado em meio à segunda guerra mundial na suíça onde o inverno rigoroso e as batalhas, impediam os camponeses das regiões montanhosas de ir buscar os mantimentos nas cidades vizinhas. Eles faziam o reaproveitamento dos restos de queijos inventando assim, uma comida quente e nutritiva para aguentar o frio.



Nos dias atuais, a fondue – palavra feminina tornou-se uma comida muito refina e como algumas adaptações, ganhando novos ingredientes e novos sabores. Então, vamos lá saber quais são eles:

Fondue de Queijos 
Os queijos mais indicados são Emmenthal, Bel Pease, Cheddar, Edam, Couda, Gruyére, Provolone. Os acompanhamentos são pedaços de pão em cubos, de preferência com a casca, para ficarem mais firmes e não caírem na panela.

Fondue de Carne
Filet mignon é o mais indicado por causa da sua maciez, pois as carnes geralmente são de textura delicada e sem gordura. Uma dica, não tempere a carne com sal antes de fritá-la, pois isso faria a carne soltar água e, consequentemente, o óleo iria espirrar.

Fondue Doce
Ahhh chegamos a um dos favoritos, a fondue doce não tem segredo, é muito chocolate, vários tipos de chocolate, já mencionei que pode ir muito chocolate? (rsrsrs). O legal da fondue doce é que você pode soltar a sua imaginação (não que os outros não possam) e usar ingredientes como frutas do seu gosto, pedaços de bolos, marshmallows e wafer.

A fondue pode ser feito em casa, hoje você consegue encontrar os ingredientes facilmente nos mercados, podendo assim, soltar a sua criatividade e ousar. Mas é muito importante você possuir um bom fogareiro, os melhores são os com queimador de fácil manejo, não se expondo ao risco de queimaduras.


Vamos colocar a mão na massa? Segue um link com receitas de fondue para você poder fazer em casa - http://www.eucomosim.com/receitas/especial-fondues-em-casa

Voltar

DiametroGrupo Diana TêxtilD.Portum